Você já deve ter visto alguns criadores de conteúdo legendando seus vídeos no feed do Instagram, e o motivo é simples. Além de atrair mais visualizações, os seguidores com deficiência auditiva, por exemplo, conseguem entender a mensagem através das legendas. A publicidade e marcas precisam começar a pensar nisso.
No Brasil, estimasse que há 45 milhões de PCDs. Mesmo com esse índice, a discussão sobre acessibilidade na internet tomou grandes proporções há pouco tempo, já que a Lei Brasileira da Inclusão (Lei 13.146 art. 63) entrou em vigor em janeiro de 2016. E o caminho ainda é longo: um estudo divulgado em 2020 pelo Movimento Web para Todos, em parceria com a empresa BigData Corp, revelou que 83% dos sites falharam nos testes de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Com esses dados, precisamos questionar: o trabalho da sua marca nas redes sociais é inclusivo para PCDs? Se você ainda não pensou sobre, está um pouco atrasado na discussão – no Instagram, além dos stories legendados, os vídeos do feed também possuem legenda automática, e muitos criadores de conteúdo utilizam no fim da legenda a descrição da publicação com a hashtag #ParaTodosVerem.
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Mas essas não são as únicas formas adotadas. Em 2018, o Instagram criou um novo recurso de acessibilidade para pessoas com problema de visão, utilizando inteligência virtual para criar uma descrição detalhada das fotos, que é lida pelo Voice Over e TalkBack. Esteja atento: produzir conteúdo inclusivo [é uma forma de fazer a mensagem da sua marca alcançar mais pessoas.
Como criar um conteúdo inclusivo
Como já falamos anteriormente, as técnicas criadas e adotadas nas redes já acontecem. Mas é necessário uma atenção maior ao texto, por exemplo, que deve ser o mais simples possível, com frases curtas – isso facilita a qualidade da interpretação dos avatares de Libras. Os vídeos, por sua vez, devem ter autodescrição, seguindo a iniciativa do Web para Todos.
Quem atua com Marketing e conteúdo tem uma participação importante nessa construção de uma web mais inclusiva. Pensando em como as marcas desejam se posicionar para atrair clientes, essa também deve ser um de seus pontos de atenção.
Uma marca considerar a acessibilidade nos projetos digitais ser uma questão de inclusão social, é também a grande chance de interagir com o público e criar comunidades, impactando de forma positiva o consumidor usando a relevância cultural – enxergando o PCD como um potencial consumidor, porque, no fim das contas, ele é.