Como uma marca pode se destacar em uma multidão de creators?

No passado, as marcas costumavam definir os interesses dos consumidores. Mas com tantas transformações digitais, hoje, são os compradores que definem quem são as marcas. O relacionamento dos consumidores mudou ao longo do tempo, e eles não querem e não estão disponíveis para anúncios que fujam da realidade. Uma pesquisa do Statista Global Consumer Survey,… Continuar lendo Como uma marca pode se destacar em uma multidão de creators?

Como uma marca pode se destacar no meio de uma multidão de creators?

No passado, as marcas costumavam definir os interesses dos consumidores. Mas com tantas transformações digitais, hoje, são os compradores que definem quem são as marcas. O relacionamento dos consumidores mudou ao longo do tempo, e eles não querem e não estão disponíveis para anúncios que fujam da realidade.

Uma pesquisa do Statista Global Consumer Survey, apontou que o Brasil ultrapassou a China — tornando-se o país onde a influencia digital exercer maior impacto sobre o público consumidor, ou seja: existem inúmeros perfis fazendo o mesmo ou parecido que a sua marca. Como se destacar? Neste artigo, separamos algumas dicas de como manter sua marca relevante em meio a tantos creators e também como transformá-la em um. 

Pense como influenciador

O primeiro passo é entender como posicionar sua marca como um criativo, de fato. Saber as boas práticas e agir como tal é um dos principais pontos. O segundo passo é a linguagem — a captação, e saber abordar o tema e transformá-lo em conteúdo. Entender qual assunto é seu ponto forte, onde a marca se considera especialista e assim, exercer sua influência.

É fundamental que empresas se adaptem a essa nova realidade, onde o público adota as mídias sociais para construir uma rede de opiniões que valorizam e confiam. Existe uma infinidade de possibilidades para uma marca se tornar um creator, seja contratando um criador de conteúdo para campanhas, ou até mesmo transformando seus consumidores em influenciadores. Mas lembre-se: cada estratégia, seja ela qual for, exige um planejamento.

Para criar comunidades, é necessário que as pessoas se identifiquem com o que você está oferecendo, e a criação de conteúdo tem esse poder. Essa é uma forma de criar comunidade e que o público se sinta mais próximo da marca.

Estude o algoritmo

Entender e dominar o algoritmo é um detalhe importante para se atentar. Esse sistema se transforma o tempo todo, e compreender como ele funciona é quase uma incógnita. Mas não é impossível. “É algo que precisa acompanhar, olhar e estudar. Tem a parte da criação em conteúdo que você precisa saber encontrar o equilíbrio . Performance é dominar o algoritmo mas achar uma editoria que você quer criar comunidade”, explica Tatiane Ribeiro, no segundo episódio do podcast PODCASE, uma nova série da B&Partners.

Seja heavy user das redes

Utilizar as redes sociais uma vez por mês , por exemplo, é sinônimo de esquecimento: quanto menos interagir e postar conteúdos, menos a marca será lembrada. Logo, é essencial ser heavy user. Com o tempo, a criação de conteúdo direcionado a interação com os clientes tende a aumentar a presença da marca, gerando público, comunidade e confiança.

Não esqueça que seu público está sempre atento às atitudes da companhia — nesse caso, mantenha as promessas feitas. O público está de olho!

Confira o episódio “Como transformar as marcas em creators”, nova série da B&Partners.