No passado, as marcas costumavam definir os interesses dos consumidores. Mas com tantas transformações digitais, hoje, são os compradores que definem quem são as marcas. O relacionamento dos consumidores mudou ao longo do tempo, e eles não querem e não estão disponíveis para anúncios que fujam da realidade.
Uma pesquisa do Statista Global Consumer Survey, apontou que o Brasil ultrapassou a China — tornando-se o país onde a influencia digital exercer maior impacto sobre o público consumidor, ou seja: existem inúmeros perfis fazendo o mesmo ou parecido que a sua marca. Como se destacar? Neste artigo, separamos algumas dicas de como manter sua marca relevante em meio a tantos creators e também como transformá-la em um.
Pense como influenciador
O primeiro passo é entender como posicionar sua marca como um criativo, de fato. Saber as boas práticas e agir como tal é um dos principais pontos. O segundo passo é a linguagem — a captação, e saber abordar o tema e transformá-lo em conteúdo. Entender qual assunto é seu ponto forte, onde a marca se considera especialista e assim, exercer sua influência.
É fundamental que empresas se adaptem a essa nova realidade, onde o público adota as mídias sociais para construir uma rede de opiniões que valorizam e confiam. Existe uma infinidade de possibilidades para uma marca se tornar um creator, seja contratando um criador de conteúdo para campanhas, ou até mesmo transformando seus consumidores em influenciadores. Mas lembre-se: cada estratégia, seja ela qual for, exige um planejamento.
Para criar comunidades, é necessário que as pessoas se identifiquem com o que você está oferecendo, e a criação de conteúdo tem esse poder. Essa é uma forma de criar comunidade e que o público se sinta mais próximo da marca.
Estude o algoritmo
Entender e dominar o algoritmo é um detalhe importante para se atentar. Esse sistema se transforma o tempo todo, e compreender como ele funciona é quase uma incógnita. Mas não é impossível. “É algo que precisa acompanhar, olhar e estudar. Tem a parte da criação em conteúdo que você precisa saber encontrar o equilíbrio . Performance é dominar o algoritmo mas achar uma editoria que você quer criar comunidade”, explica Tatiane Ribeiro, no segundo episódio do podcast PODCASE, uma nova série da B&Partners.
Seja heavy user das redes
Utilizar as redes sociais uma vez por mês , por exemplo, é sinônimo de esquecimento: quanto menos interagir e postar conteúdos, menos a marca será lembrada. Logo, é essencial ser heavy user. Com o tempo, a criação de conteúdo direcionado a interação com os clientes tende a aumentar a presença da marca, gerando público, comunidade e confiança.
Não esqueça que seu público está sempre atento às atitudes da companhia — nesse caso, mantenha as promessas feitas. O público está de olho!
Confira o episódio “Como transformar as marcas em creators”, nova série da B&Partners.